Equipes do 4º Batalhão estão preparadas para atender possíveis ocorrências entre sexta (7) e sábado (8)
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou que está em estado de prontidão diante da previsão de chuvas intensas e da possibilidade de formação de um ciclone que pode atingir a região Sul do Estado entre esta sexta-feira (7) e o sábado (8).
As equipes e quartéis do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), que atendem os municípios da Amrec e da Amesc, estão mobilizados para possíveis ocorrências. O atendimento emergencial 24 horas segue normalmente pelo número 193.
A Força-Tarefa (FT) — grupo especializado em grandes desastres e emergências complexas — do 4º BBM está em situação de sobreaviso. Segundo a corporação, os equipamentos de corte de árvores estão testados e abastecidos para uso, e há lonas disponíveis apenas para imóveis atingidos após o evento climático.
O Corpo de Bombeiros reforça que os materiais de apoio, como lonas e utensílios de cobertura, serão destinados exclusivamente às famílias afetadas após a tempestade. “Antes do evento climático, não haverá distribuição desses materiais, pois nossa prioridade será atender, de forma ágil e organizada, as pessoas que realmente tiverem danos em suas residências”, informa a nota.
Orientações à população
A corporação faz um alerta importante sobre o uso de lonas: a orientação é não subir em telhados, para evitar quedas e acidentes. Como alternativa, recomenda-se o uso de cordas longas, varas adequadas ou o arremesso de uma linha com pequeno peso nas pontas da lona, de modo que ela possa ser posicionada e amarrada com segurança a partir do solo.
O comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, reforçou que a instituição segue integrada com a Defesa Civil, prefeituras, órgãos públicos e entidades privadas para garantir a melhor resposta em caso de desastres.
A população deve manter a calma, acompanhar os canais oficiais de informação e evitar áreas de risco. Em caso de emergência, os contatos são: 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e 199 (Defesa Civil).










