Logo no início da manhã desta quinta-feira, dia 9, por volta das 7h30min, o trânsito foi totalmente bloqueado na BR 101, em Araranguá, no bairro Sanga da Areia. A reportagem do Jornal Correio do Sul esteve no local e constatou que carros de passeio também estavam impedidos de trafegar, inclusive pela marginal da via. O bloqueio ocorreu no sentido Sul e foi realizado por caminhoneiros de outros estados do país que estavam desde quarta-feira, dia 8, parados no pátio de um posto de combustíveis, na marginal da 101.
O motivo, segundo os caminhoneiros, foi o descontentamento com o movimento de paralização, realizado por um grupo da Região, em apoio ao presidente Bolsonaro desde o dia 7 de Setembro. “Não estão dando o direito, da constituição, de ir e vir. Nós somos obrigados a ficar no posto para aumentar essa massa de caminhoneiros e representar os agricultores locais. Mas a nossa objeção é porque estão utilizando o nome dos caminhoneiros para fazer essa paralisação”, contou um caminhoneiro de São Paulo, que preferiu não se identificar, com medo de represália. Segundo ele e outros caminhoneiros do Rio Grande do Sul, a paralisação total da BR em Araranguá ocorreu para chamar atenção da população local e da PRF, a Polícia Rodoviária Federal, e assim, o grupo conseguir seguir viagem.
Por volta de 9 horas, a PRF chegou no local e liberou o trânsito, os caminhoneiros, que, segundo eles, estavam obrigados a permanecerem parados no posto, foram liberados e seguiram viagem. Carros de passeio também foram liberados a transitar na rodovia.
A reportagem também conversou com Sandro Pereira, um dos manifestantes parados em Araranguá. Segundo ele, a ação era para ser pacífica, e “agradar a todos”, é impossível. “Temos todo o suporte para o pessoal que parar aqui, tanto que tem muita gente que não vai sair daqui. Temos movimentos parados em Três Cachoeiras (RS) que nem tem o suporte que temos aqui”, comentou.
Em Maracajá, onde também havia um ponto de bloqueio, os caminhoneiros começaram a sair do pátio de um posto de combustíveis onde estavam parados, por volta das 10h30min desta quinta-feira. Outro ponto de paralisação, em São João do Sul, também foi desfeito pela manhã de quinta.
Até o final desta edição, o trânsito na BR 101 da Região estava totalmente liberado, conforme Twitter oficial da PRF.
O gado berra confundindo o tamanho dos chifres com a quantia de votos que irao levar de senhor gran mestre lulao..
Não basta ser gado tem que carregar os chifres arrastando na samambaia pra ajudar Bozo corno a carregar o peso