A Brigada Militar (BM) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançaram a Operação SULMaSSP, na manhã da quinta-feira (20/7), em Passo de Torres, município catarinense que faz divisa com Torres, no Rio Grande do Sul.
A operação é articulada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul em conjunto com os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para cooperação técnica, operacional e de inteligência entre as PMs, especialmente contra crimes interestaduais e transnacionais.
A primeira fase desta operação ocorreu no último mês de maio – denominada de Divisa Integrada, e a Brigada Militar desencadeou ações conjuntas com a PMSC em algumas regiões. Desta vez, o trabalho concentrado na SULMaSSP acontecerá em todos os municípios gaúchos.
O CRPO Litoral lidera as ações da operação nas 23 cidades da região e nas duas do Vale do Paranhana sob a sua jurisdição.
No ato de lançamento da operação, pela BM estiveram presentes os comandantes do Comando Rodoviário, coronel Pereira Martins representando o Comando-Geral da Corporação; CRPO Litoral, tenente-coronel Humberto; 2º BPAT, tenente-coronel Noé; respondendo pela 3ª CiaPM/2º BPAT em Torres, capitão Selva; entre outros oficiais e praças.
Da Polícia Militar de SC participaram os comandantes do 6º CRPM, coronel Vilson; do 19ºBPM, tenente-coronel Zanette; e outros PMs daquela região.
Também participaram o chefe da 3° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Fabrício Anjos; presidente do Legislativo de Passo de Torres, Ricieri Mengue; e prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira.
O resultado da operação será divulgado pela SSP no seu encerramento.