Centro de Aprendizagem Murialdo desenvolve Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa de Aprendizagem com adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município de Araranguá
Araranguá
O CAM, Centro de Aprendizagem Murialdo, desenvolve Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa de Aprendizagem com adolescentes do município de Araranguá.
Com sede ao lado do Colégio Murialdo, o CAM nasceu em 1994, como projeto social desenvolvido pelo Colégio Murialdo, que encaminha recursos para as atividades, no entanto, para manter e ampliar seu trabalho se faz necessário apoiadores.
O CAM atende cerca de 130 adolescentes, com idades entre 14 a 17 anos, oriundos de aproximadamente 15 bairros populares do município de Araranguá.
Atualmente está finalizando o Plano de Contingência, para iniciar o retorno das atividades presenciais, de acordo com todas as exigências e cuidados necessário neste momento tão delicado para todos.
O Centro de Aprendizagem trabalha com oficinas de música, dança, capoeira, artesanato, informática, papel reciclado, sabonete, padaria CAMtinho do pão (pães e bolos), bem como, oficinas de sexualidade e drogadição. Desenvolve atividades relacionadas ao mercado de trabalho como postura profissional, relações interpessoais e ética.
Desde o ano passado, quando a pandemia do novo coronavírus chegou em Santa Catarina, estas oficinas foram suspensas.
Os adolescentes iniciam na instituição pelo serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, após são direcionados para o Programa de Aprendizagem, onde são encaminhados para as empresas parceiras na função de Adolescente Aprendiz.
Atualmente o CAM tem parceria com quatro empresas que contratam os adolescentes. O Programa de Aprendizagem, permaneceu sendo oferecido de forma remota até o momento. A frequência no CAM é uma exigência como parte teórica, bem como, a frequência escolar.
Para voltar com as suas atividades, o CAM precisa de apoio através de recursos financeiros.
No momento atual, devido a pandemia, apoiadores e parceiros serão imprescindíveis para manter as atividades. As doações diminuíram e as ações sociais para captação de recursos não puderam ser feitas, o que acabou reduzindo significativamente os recursos financeiros, desta forma, foi necessário reduzir a equipe, no entanto, com o retorno a necessidade inicial do CAM será recursos humanos.
O CAM recebe diariamente famílias interessadas em inserir seus filhos. “Neste momento, temos lista de espera para a oportunidade de fazer parte das próximas turmas. Nossa demanda é espontânea, no entanto, recebemos encaminhamentos da rede socioassistencial como: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Casa Lar.” Explicou Mary.
Para voltar a atender os adolescentes do município, o CAM busca apoiadores através de recursos financeiros. Quem tiver interesse em apoiar e quiser visitar o espaço pode entrar em contato pelo telefone 3524-0356.