A Associação Campeiras do Litoral, que tem sede no Balneário Arroio do Silva, realiza no próximo sábado, dia 14, a 3a Cavalgada das Mulheres, com apoio da Secretaria de Turismo, Agricultura e Pesca do município.
O evento não aconteceu nos dois últimos anos devido a pandemia, e volta agora com expectativa de reunir mais de 70 participantes.
O passeio a cavalo, que se estende pela praia e pelo interior do Arroio, dura em média quatro horas e é exclusivo para o sexo feminino. No entanto, maridos, filhos e amigos podem participar do encontro, que começa às 7 horas da manhã com a recepção e uma cafezada, e termina pouco depois do meio-dia com almoço e brincadeiras. A alimentação é feita principalmente pelos homens, que também auxiliam no apoio as cavaleiras.
A associação possui 26 sócias do Balneário e de cidades vizinhas, como Sombrio e Gaivota. A diretora de eventos da associação Denise Costa, explica que as campeiras se reúnem a cada 15 dias para planejar as ações do grupo, bater-papo e confraternizar. “Todos os nossos eventos visam a união das famílias e a confraternização”, afirma.
Katiane Borges também faz parte das Campeiras e informa que para se associar a elas, não é necessário ter o cavalo. Nas cavalgadas sempre têm animais para locação, e é possível acompanhar o trajeto também de carroça. Importante mesmo é gostar da convivência com o bicho, com o meio ambiente e com a tradição campeira.
A advogada sombriense Juliana Borba recomenda ainda às cavalgadas como parte do empoderamento da mulher. Ela lembra que durante muito tempo a função das mulheres nas atividades dos CTGs, por exemplo, era mais restrita na parte campeira a cozinha. A Associação Campeiras do Litoral muda essa realidade, e coloca as ‘prendas’ como protagonistas.
Além das cavalgadas, a associação realiza ações sociais, como no Dia das Crianças e Natal.
Quem quiser participar da cavalgada no sábado, pode entrar em contato com a associação através das redes sociais e pelo fone 99672 6221, para fazer a inscrição, sem nenhum custo.