O jovem italiano Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”, será canonizado neste domingo (7), em cerimônia confirmada pelo Vaticano. Aos 15 anos, Acutis faleceu em 2006 vítima de leucemia, mas sua vida de fé e caridade o torna referência para a geração millennial.
A canonização será a primeira do pontificado de Leão XIV. Inicialmente, a cerimônia estava marcada para 27 de abril, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. Em Campo Grande, cidade ligada ao primeiro milagre atribuído ao jovem, uma programação especial acompanhará o evento.
Caminho para a santidade
Carlo Acutis teve sua beatificação autorizada por Papa Francisco antes de sua morte, em julho de 2024, após a comprovação de dois milagres reconhecidos pelo pontífice:
Milagre em Campo Grande: Matheus Vianna, hoje com 15 anos, nasceu com pâncreas anular, uma condição congênita rara. Durante uma missa em 12 de outubro de 2010, o menino, muito debilitado, tocou uma vestimenta com vestígios de sangue de Acutis exposta na igreja e se curou, fato reconhecido oficialmente pelo Vaticano.
Milagre na Costa Rica: Valeria, uma jovem que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022, foi curada após a mãe rezar na tumba de Acutis em Assis, Itália. O segundo milagre foi reconhecido em maio de 2024, consolidando o caminho do jovem para a santidade.
Vida dedicada à caridade
Nascido em família abastada — o pai era financista e o avô dono de uma grande seguradora no norte da Itália —, Carlo escolheu desde cedo a prática da caridade. Aos nove anos, já distribuía cobertores, roupas e alimentos a pessoas em situação de rua em Milão.
“Ele ajudava crianças com dificuldades nos estudos, vítimas de bullying, fazia apostolado com idosos, doentes e deficientes, servia em cozinhas comunitárias e se dedicava ao ensino do catecismo”, relatou sua mãe, Antonia Salzan.
Durante o relatório apresentado pelo cardeal Marcelo Semeraro para aprovação da canonização, Acutis foi descrito como “acolhedor e carinhoso com os mais pobres, ajudando sem-teto, necessitados e imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal”.
Beatificação e reconhecimento
Carlo Acutis foi beatificado em 2020 após o reconhecimento do milagre de Matheus Vianna. A cerimônia da canonização celebra a vida do jovem ítalo-britânico, agora oficialmente reconhecido como santo e modelo de fé para os jovens do século XXI.