Segundo dados da Secretaria de Saúde de Sombrio, cerca de 700 usuários do Sistema Único de Saúde – SUS têm faltado mensalmente às consultas e exames. Os dados alarmantes foram fornecidos pelo Secretário de Saúde do município, Cleiton Daboit. As faltas são para profissionais como clínico geral, pediatra, psiquiatra e pediatra, passando por exames. “Todas as especialidades e exames têm faltas registradas”, comenta o Secretário.
Cada falta compromete o sistema, gera aumento do prazo para a marcação de consultas e exames, ocasionando grande prejuízo financeiro, afetando a todos os usuários.
Segundo Cleiton, “Quando o paciente falta a uma consulta, ele acarreta um prejuízo para o município. O profissional de saúde que está sendo remunerado para atender à população, acaba não atendendo. Isto gera filas no sistema. Um exemplo é quando faltam 4 pacientes em um dia. Outros quatro não conseguiram agendar e estes faltosos, ainda tentarão reagendar, gerando mais filas”
No ano de 2022, segundo levantamento da Secretaria de Saúde, foram registradas 234 faltas nas consultas com pediatra, 651 com psicólogo, 1.395 sessões de fisioterapia e 1.682 consultas com os clínicos e médicos da Estratégia de Saúde da Família – ESF.
O secretário faz um apelo à população: “Gostaria de pedir às pessoas que não faltem às consultas e exames. O sistema de saúde, os profissionais e os demais usuários do SUS merecem mais respeito. É preciso ter mais empatia e se colocar no lugar do outro.”
Sombrio conta hoje com agendamento de consultas em todas as suas unidades de saúde, facilitando a vida do cidadão. O pedido da Secretaria de Saúde é para que todo paciente que não puder comparecer a uma consulta ou exame, informe com a maior brevidade possível.
Cerca de 700 sombrienses faltam às consultas médicas todos os meses
![WhatsApp Image 2023-02-22 at 16.24.54 (1)](https://portalc1.com.br/wp-content/uploads/2023/02/WhatsApp-Image-2023-02-22-at-16.24.54-1-e1677095462834.jpeg)