Um ciclone subtropical favorece a onda de frio, que já está atuando na região sul catarinense nesta semana. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a tendência é de muito frio com mínimas que podem ficar entre 2°C e 5ºC no Litoral Sul, nesta quinta-feira, dia 1°.
Chamado de Raoni, o ciclone subtropical, localizado no mar próximo à costa do Rio Grande do Sul, gera condições de ventos fortes, com rajadas em torno de 90 km/h em alto mar. Na costa, porém, as rajadas devem ficar em torno dos 50 km/h, principalmente, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Há risco alto para ocorrências associadas ao mar agitado e ressaca na região do Extremo Sul, com ondas medindo entre 3 e 3,5 metros.
O ciclone deve seguir se deslocando no sentido Nordeste, em direção ao litoral da região Sudeste, onde deve enfraquecer. De acordo com os meteorologistas, o ciclone não deve avançar em direção ao continente, ou seja, não representa risco de destelhamentos ou incidentes com ventania em terra.
Na madrugada desta quarta, uma nova queda de neve foi registrada na serra catarinense. É a primeira vez em 23 anos que o fenômeno ocorre em três dias seguidos no estado.
Para a sexta-feira, dia 2, o ar seco e frio que cobre o estado inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo um dia de tempo firme e ensolarado na maioria das regiões. Há risco de formação de nevoeiros entre a madrugada e manhã de forma isolada no Litoral Sul. As máximas ficam entre 19°C e 21ºC no Litoral e mínimas de 2°C e 5ºC. O vento não deve passar de 40 km/h.