A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza hoje, 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, às 10h, em Brasília (DF), a cerimônia oficial de abertura da Campanha da Fraternidade 2026. Neste ano, a iniciativa propõe à Igreja e à sociedade a reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana.
Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha busca iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que não têm acesso a uma habitação adequada. A proposta acolhe sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas e reforça o compromisso da Igreja com a defesa dos direitos sociais.
Abertura em Brasília
A cerimônia ocorre no Auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, reunindo representantes de pastorais sociais, movimentos populares e organismos parceiros. O evento marca o início das mobilizações da Campanha em todo o país e apresenta oficialmente os objetivos e subsídios pastorais da edição 2026.
Participam da abertura o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, e o secretário-executivo de Campanhas, padre Jean Poul Hansen. Durante o encontro, também será apresentada a experiência da comunidade católica de Trindade, em Salvador (BA), voltada à conquista de moradia digna para pessoas em situação de rua.
Dados destacados pela Campanha apontam que 6,2 milhões de famílias no Brasil vivem sem moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas estão em situação de rua. Para a CNBB, a casa é a base para o acesso a outros direitos fundamentais, como saúde, educação e segurança.










