Na semana passada, o acidente que matou o sombriense José Roberto Inácio Pereira, de 32 anos, voltou ao noticiário. Zé, como era chamado pelos amigos, se envolveu em um acidente na SC-445, em Siderópolis, no último dia 21 de dezembro. Mais de um mês depois da tragédia, a divisão de engenharia forense da polícia cientifica de Criciúma concluiu o laudo sobre a causa do acidente. Segundo o documento, o estouro de um pneu fez com que o motorista perdesse o controle do veículo, que estava na velocidade permitida na via.
Também na semana passada, dia 10, era aniversário do Zé, que faria 33 anos.
Nas redes sociais, o nome do motorista que também era músico, já estava em evidência. A banda da qual ele era integrante, e que tinha show agendado no dia do acidente, fazia uma enquete para escolher um novo nome. A ‘Guris do Piseiro’ acabou e surgiu a Codinome Zé, o nome escolhido entre oito opções.
Um dos responsáveis pela pesquisa foi o músico Natanael Corvelo, o Nata. “Gostei da escolha do público que votou pelo Instagram. A banda tem eu, o Fernando, o Maicon, enfim, todos que tocam juntos. Mas no palco, nosso codinome é Zé, pelo legado dele, de levar alegria as pessoas”, diz Nata.
Natanael foi o primeiro a saber da morte do amigo naquele triste 21 de dezembro. A empresa para a qual Zé Roberto trabalhava ligou para Nata, solicitando que avisasse a família. “Eu entrei em desespero. Nós estávamos nos vendo todo dia, por causa da agenda de apresentações. Nas últimas semanas, eu tava vendo mais o Zé do que a minha esposa”, conta Nata.
Segundo o amigo, com o retorno dos eventos depois do pior período da pandemia, eles finalmente estavam ganhando dinheiro tocando. “O Zé tava faceiro e a gente tinha muitos projetos juntos. O ano passado foi o que a gente mais se viu e se falou”.
Depois do primeiro choque, a banda decidiu cumprir a agenda que já tinha para receber os pagamentos, que foram integralmente entregues a esposa do DJ, que tinha três filhos.
A agenda do grupo já é da Codinome Zé, e os shows começam e terminam com orações e homenagens dos parceiros. “Eu sonhei com ele pouco depois do seu falecimento. Ele me confortou e disse que está tudo bem”, fala Nata.
O Instagram da banda é @codinomeze