Na tarde desta segunda-feira (7), na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), em Araranguá, foi realizada a reunião do Colegiado de Cultura que definiu, por consenso, a nova Mesa Diretora para o biênio 2025–2027. O encontro reuniu gestores culturais de diversos municípios da região e marcou a eleição da nova presidência do colegiado.
Jaime Luis da Silveira Batista, secretário de Cultura de Passo de Torres, foi eleito presidente do Colegiado de Cultura da AMESC. A vice-presidência ficará sob responsabilidade de Márcia Fernanda, diretora de Cultura de Santa Rosa do Sul. Rosângela Garcia Margutte, diretora de Cultura de Sombrio, assumirá como secretária, e Kauê Mateus Bellettine ocupará a vice-secretaria.
Na mesma ocasião, foram oficializados os representantes do CONGESC (Fórum de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina) da região da AMESC. Jaime Batista e Márcia Fernanda foram indicados e confirmados como interlocutores da região junto ao fórum estadual.
Ao assumir a presidência, Jaime Batista ressaltou a importância da união entre os municípios. “Nossa região é rica em manifestações culturais e precisamos continuar trabalhando juntos para fortalecer ainda mais nossa identidade. Estou honrado pela confiança e vamos seguir com diálogo e cooperação entre todos os gestores culturais”, afirmou.
O coordenador de Cultura da AMESC, Jorge Scandolara Junior, reforçou o papel estratégico do colegiado no desenvolvimento regional. “O colegiado tem sido fundamental na construção de políticas públicas culturais nos municípios. Com a nova diretoria, damos continuidade a esse trabalho, com ainda mais articulação e representatividade”, disse.
A nova Mesa Diretora já inicia seus trabalhos com o objetivo de fortalecer as políticas culturais da região e ampliar a participação dos municípios nos debates estaduais.
Para a presidente da AMESC, prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, a união dos gestores culturais é essencial para o fortalecimento das ações em prol da cultura no Extremo Sul catarinense.