Uma pessoa que se apresentou como integrante da facção Comando Vermelho (CV) teria ameaçado a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica da COP30, a Verene Energia S.A., em Belém (PA). O caso foi relatado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que confirmou a elaboração de um relatório de inteligência sobre o episódio.
Segundo a pasta, a empresa — administradora do contrato da Subestação Belém-Marituba — informou ter sido alvo de coação e ameaças de ataque. As intimidações estavam relacionadas às obras de implantação de reforço da Subestação 500/230 kV Marituba, localizada no estado do Pará.
De acordo com o relato da empresa, as ameaças ocorreram em 30 de outubro. A pessoa que fez contato exigia a suspensão imediata da obra de expansão e a interrupção diária das atividades de operação da subestação a partir das 15h.
Em resposta, o Ministério da Justiça elaborou um relatório de inteligência no dia 3 de novembro, que foi encaminhado à Polícia Federal (PF), à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e às forças de segurança do estado do Pará.
A COP30 — 30ª Conferência das Partes da ONU sobre o Clima — será realizada em Belém, e deve reunir líderes e autoridades de todo o mundo para discutir políticas e compromissos ambientais.










