Seguindo planejamento de reunião realizada há uma semana, os vereadores de Sombrio e Balneário Gaivota que fazem parte da Comissão do Segundo Acesso entre os dois municípios, se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 1, na Câmara de Sombrio com a prefeita Gislaine Cunha e o prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha.
O objetivo do encontro foi buscar, dos dois chefes do executivo, o aval para que os poderes legislativos sigam com a bandeira, de forma organizada para que haja, num futuro próximo, projetos encaminhados e se inicie assim a busca de verbas para a obra.
“Sediamos esse encontro e mostramos que estamos unidos com os vereadores de Balneário Gaivota, agora também com as Prefeituras, para termos cada vez mais força nesta luta, sempre de forma organizada”, disse o vereador Rafinha Enfermeiro, presidente da Câmara de Sombrio.
O próximo passo, a partir de agora, é a realização da audiência pública, que deve acontecer ainda na primeira quinzena de maio, com a presença de cidadãos, empresários, autoridades locais, estaduais e federais.
O que disseram os envolvidos:
Chico do Maracujá, vereador de Sombrio: “É importante frizar bem que estamos buscando recursos e estudos para o projeto. Não podemos deixar a população pensar que já vamos iniciar a obra. É uma luta longa, mas que precisa do primeiro passo.”
José Artur, vereador de Sombrio: “As obras antigas de nossa região tiveram um primeiro passo. E estaremos na história se deste passo dado por nós, hoje aqui, ou há algumas semanas com a iniciativa do Bujão, chegarmos ao momento de construirmos juntos essa solução para o bem de todos dos dois municípios e de quem faz turismo por aqui.”
Jussara Mattos, vereadora de Balneário Gaivota: “Não é apenas no verão que enfrentamos o problema de congestionamento. Em horários de chegada e saída de trabalho sempre há muito movimento e é muito importante que estejamos forte nessa luta. para isso nos colocamos a disposição e estamos prontos para lutar, junto com autoridades locais, deputados estaduais e federais, vamos em busca juntos.”
Jucemar Custódio, vereador de Sombrio e presidente da Comissão: “Hoje trouxemos a prefeita Gislaine e o prefeito Kekinha aqui para que nos deem o aval para lutarmos pelos dois municípios. Amanhã ou depois, quem executa o projeto e a obra são os poderes que podem fazer isso, ou seja, Prefeituras, Governo do Estado, mas o início foi aqui, com nossa busca pelo projeto, por união e por recursos para uma solução a este caso.”
Gislaine Cunha, prefeita de Sombrio: “Esse projeto é importante e precisamos pensar com responsabilidade, posi minha preocupação já é com o local. Um pensamento fácil levaria para o Norte de Sombrio, mas isso transformaria nossa cidade em um local de passagem, tirando o fluxo do comércio, do centro da cidade. Então precisamos pensar muito bem nisso, para que não cometamos erros que podem trazer danos futuros. Queremos essa obra e precisamos pensar nela com muita inteligência, para o bem de todos.”
Kekinha, prefeito de Balneário Gaivota: “Já conquistamos uma verba para o projeto e estamos unidos, parabenizando as Câmaras por puxarem essa bandeira da forma como estão fazendo. Vamos seguir os passos que precisam ser seguidos, temos uma obra marcante que deve ficar pronta nos próximos anos que é a Caminhos do Mar, que ligará Balneário Gaivota a Passo de Torres e a Arroio do Silva. E iniciarmos mais esse processo, com as preocupações levantadas por todos, vai ser uma conquista muito grande para todo o Sul do estado.”