Um lugar de lindas paisagens, natureza exuberante e água abundante com acesso da serra ao mar e agricultura pujante.
Esse é o município de Morro Grande que recebeu na noite desta segunda-feira (25/4) a Unesc, o Sebrae/SC, lideranças políticas e comunidade em geral para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. O evento, que tem parceria com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), ocorreu na Escola Estadual Ana Machado Dal-Toé, Centro da Cidade. “É com enorme satisfação que recebemos a Unesc, nossa parceira de muitas datas. Muitos alunos aqui se formaram na Universidade. Também agradecemos ao Sebrae e o povo de Morro Grande. Lançamos o Plano e agora a população entenderá como ele vai se suceder. Quando se falou sobre o plano na Amesc, eu fui um dos primeiros a aprovar a ideia e estou com uma expectativa enorme. Sabemos que será bom não só para Morro Grande, mas para toda a região. Precisamos aproveitar esta oportunidade”, ressaltou o prefeito, Clélio Daniel Olivo.
A Reitora Luciane Bisognin Ceretta, não pôde estar presente e deixou um vídeo destacando algumas das características do município. “Este município de gente trabalhadora, repleto de belezas naturais e economia baseada nos grãos e aves. Aproveito para parabenizar pela conquista recente, pois agora a nossa região tem um geoparque mundial da Unesco para chamar de seu, uma conquista histórica que vem para impulsionar ainda mais a economia da nossa região com um turismo sustentável. O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico é um instrumento importante para nortear o desenvolvimento do Extremo Sul. Um plano que traz à tona uma importante reflexão sobre o ser e estar neste território. Um projeto em parceria com o Sebrae/SC, o que nos dá muito orgulho, pois o compromisso de uma Universidade Comunitária é contribuir com a região na qual está inserida”, diz.
Ideias serão apresentadas em workshop
A participação da população de Morro Grande não irá parar por aí. Na terça-feira (10/05), às 14h, eles poderão apresentar as suas ideias para o futuro do município por meio do workshop. “Todo o sonho se concretiza a partir da união de forças. Quando se pensa em conjunto, os sonhos saem do papel, mas nenhum se torna realidade se não tiver liderança, alguém que faça os projetos saírem do campo das ideias e vá para a execução. Estamos sendo muito bem recebidos neste território, primeiro por estarmos na condição de Universidade Comunitária, que entende esta região e que está aqui para somar e contribuir com o desenvolvimento deste local. As cidades estão esperando com muita esperança. Esperança de dias melhores, de projetos que representam seu futuro. Esperança do verbo esperançar, de prática, soluções, melhores condições de vida para as pessoas”, salienta a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades. Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta. “Os workshops que já vêm acontecendo com contribuições riquíssimas, pois as pessoas estão olhando para o futuro e sentindo-se parte, o que é o mais bonito nesse processo”, comenta.
Atores e autores
A Pró-reitora ainda cita que as contribuições registradas em cada uma das cidades são ricas e ajudarão no crescimento do Extremo Sul como um todo. “Saímos de cada encontro embebedados de ideias, proposições para um futuro melhor para as pessoas que moram aqui. Como Universidade Comunitária, nós colocamos as pessoas como atores e autores. Isso não tem preço. Quando você convida as pessoas para participarem de um processo democrático, participativo. Isso é o que representa o que é uma universidade como a nossa: plural, inclusiva e que os atores de seus lugares podem participar e ajudar a construir o seu futuro e viver os melhores anos de suas vidas”, afirma Gisele.
Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades. Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta. “Planejamento Socioeconômico significa que precisamos pensar em perspectivas de emprego e renda, mas com as pessoas, com qualidade de vida, educação, saúde e infraestrutura para todos. Não só planejar, mas encontrar condições objetivas para realizar”, pontua a Pró-reitora, que ainda apresentou a metodologia de elaboração do Plano.
A importância da participação dos moradores
Gisele reforça que a participação dos moradores é fundamental para a construção do Plano. “Hoje é o dia do convite, do engajamento, de dizer que chegamos, mas não faremos o plano sozinhos, precisamos das pessoas que moram aqui. Como vocês querem estar daqui a dez anos? O planejamento não se faz em quatro paredes, com quatro pessoas. É preciso da participação de quem vive neste local. Pode ser que para o prefeito a construção de uma escola seja importante, mas para o morador pode ser que o principal seja a construção de um parque industrial e que esta ideia é de mais pessoas. Somente têm ideias quem vive aqui todos os dias, que entende deste território. O que acontece hoje são vocês que precisam contribuir e dar informações”, relata.
Antes de Morro Grande, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, e Sombrio também já receberam o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. A próxima cidade será Balneário Gaivota, com evento agendado para a próxima quinta-feira (28/04). “Agradecemos a Unesc por esta iniciativa que vem para agregar muito ao nosso município. Temos grandes potenciais de crescimento. Acredito que o Turismo é um grande potencial, temos outros, mas o turismo vem muito forte”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Possamai Magagnin.