A biblioteca comunitária do Instituto Cultural Rua do Fogo, criada em maio de 2021, será inaugurada oficialmente no dia 4 de março.
A biblioteca sediada na comunidade rural de Novo Horizonte, em Santa Rosa do Sul, foi contemplada no edital de concurso público n° 20/2021 prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura/ patrimônio e paisagem cultural – edição 2021, do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da FCC, Fundação Catarinense de Cultura.
A aprovação do projeto ‘A biblioteca da comunidade de Novo Horizonte: viver entre livros’ permitiu a catalogação do acervo e disponibilização ao público para consulta e empréstimo do acervo.
Também em março, o Instituto Rua do Fogo completa um ano de atividades voltadas à cultura. A iniciativa é resultado do sonho que o casal de professores Eliane e José Carlos Debus tornou realidade. Por si só, o local merece destaque e a biblioteca ainda mais, por ser a primeira comunitária do Sul catarinense. O acervo não deixará a desejar as melhores do Estado, e provavelmente maior que muitas bibliotecas municipais. Segundo Eliane, a comunidade terá a disposição mais de quatro mil exemplares, unindo qualidade a quantidade. “Nosso forte é a literatura infanto-juvenil. Além dos clássicos, temos as obras atuais, lançadas recentemente. Mas teremos livros de todos os gêneros também para adultos”, informa.
A biblioteca é informatizada e também permitirá que os usuários utilizem os computadores para pesquisa.
Muitas escolas já visitaram o Instituto durante o ano passado, participando de palestras e oficinas. Agora, os estudantes terão um incentivo a mais para entrar no mundo mágico da leitura.
Eliane faz agradecimentos à bibliotecária Maria Aparecida Batistella, a professora Eliandra Gomes Marques, professor José Carlos dos Santos Debus, design Andrei Cavalheiro, Jordane Câmara e ao trabalho voluntário das estudantes Lara Eduarda Ferreira da Cunha e Emily Carvalho Pereira.