A Cooperja novamente participa do encontro feminino do cooperativismo catarinense na capital, em Florianópolis, promovido pelo Sescoop/SC. Nos dias 10 e 11 de setembro, cerca de 45 mulheres integrantes dos núcleos femininos da cooperativa estiveram reunidas com mais de 1200 outras mulheres, entre cooperadas, esposas de cooperados, colaboradoras e lideranças das cooperativas que desenvolvem trabalhos voltados a esse gênero. Neste ano estiveram representadas no evento 48 cooperativas catarinenses de diveros setores do cooperativismo do Estado, que são eles agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviços; e transporte.
Além das integrantes do núcleo da Cooperja, estiveram presentes o vice presidente Antônio Moacir De Noni e esposa, coordenadora Social Elisabete Biz dos Santos e algumas colaboradoras.
Com o tema central “Mulher, na ciranda da vida”, a programação contemplou palestras, apresentações artísticas e culturais, além de momentos de convivência e trocas de experiência. Entre os destaques o evento contou com a palestra da escritora, jornalista e palestrante Leila Ferreira que falou sobre a vida e a possibilidade de enfrentar os desafios cotidianos com mais equilíbrio e leveza.
O destaque do segundo dia foi a escritora de best seller, Kareemi palestrante internacional e criadora do Método Ginecologia Emocional, que atua hoje em mais de 28 países. Sua carreira no desenvolvimento humano se iniciou a partir de uma virada inesperada, ao final do ano de 2011 sofreu um grave acidente que lhe amputou o braço direito, mas que transformou sua consciência sobre aceitação, diversidade e resiliência.
Presidente da Ocesc e presidente da Cooperja, Vanir Zanatta em suas palavras enalteceu a presença feminina no cooperativismo catarinense que se fortalece a cada ano. “Juntos construímos um cooperativismo forte e dedicado, e as mulheres são protagonistas deste encontro, são elas que fazem o sucesso deste evento e são parte da cooperação. Que todas saiam do encontro melhores do que quando chegaram”, ressalta Zanatta.
Conforme dados do Balanço Anual da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), as mulheres representam 48% do número total de empregados do setor cooperativista e 43% do número total de associados.