O sorteio da Copa do Mundo de 2026 definiu nesta sexta-feira (5) os 12 grupos do primeiro Mundial com 48 seleções. O evento aconteceu no Kennedy Center, em Washington (EUA), e marcou o início da contagem regressiva para o torneio, que será disputado entre junho e julho de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.
O Estádio Azteca, na Cidade do México, será o palco do jogo de abertura, no dia 11 de junho, com o duelo entre México e República da Coreia. Já a final está marcada para 19 de julho, no Estádio MetLife, em Nova Jersey, região metropolitana de Nova York. A disputa pelo terceiro lugar acontecerá no dia anterior, 18 de julho, em Miami.
Primeira Copa com 48 seleções
Pela primeira vez na história, a competição contará com 48 países divididos em 12 grupos de quatro equipes cada. O formato amplia o número de partidas e adiciona uma nova fase: os 16º de final, etapa anterior às oitavas, totalizando 39 dias de jogos.
Até o momento, 42 seleções já estão classificadas; as outras seis serão conhecidas em março de 2026, após as repescagens internacional e europeia.
Brasil no grupo C
O Brasil foi sorteado no grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A equipe comandada por Dorival Júnior fará sua estreia no dia 13 de junho, um sábado, contra os marroquinos.
O segundo jogo da Seleção será no dia 19 (sexta-feira), e o encerramento da fase de grupos ocorrerá em 24 de junho (quarta-feira).
As partidas do grupo C devem ser disputadas em cidades da costa leste dos Estados Unidos, com Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia entre as possíveis sedes.
Abertura e final
O torneio será aberto com México x África do Sul no histórico Estádio Azteca, palco de duas finais anteriores (1970 e 1986). A decisão ocorrerá no moderno MetLife Stadium, que volta a receber um grande evento mundial quase dez anos após a Copa América Centenário.
Grupos da Copa do Mundo 2026
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia), Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia), Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Com o novo formato, a FIFA promete a maior Copa do Mundo da história, tanto em duração quanto em alcance geográfico e número de seleções.










