O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Timbé do Sul será palco da exibição de um documentário que homenageia a vida da artesã Adelir Pelozatto Cadorin. A sessão acontece nesta terça-feira, dia 17, às 13 horas, e terá como público mulheres e idosos atendidos pelo CRAS, além de convidados da Secretaria de Cultura do município. Pessoas da comunidade interessadas também poderão participar.
O filme, produzido com recursos do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Timbé do Sul, por meio da Lei Paulo Gustavo, narra a trajetória de Adelir, uma mulher que, em meio às limitações impostas às mulheres do interior na época, fez da arte e do artesanato a principal fonte de sustento de sua família. Adelir transformou a arte em seu legado, sendo uma referência na confecção de móveis e peças artesanais em vime.
A inscrição no edital foi feita por Marialva Cadorin Crepaldi, filha de Adelir, que há anos ministra aulas de artesanato no município. “Eu soube da possibilidade de produção de documentários pela Lei Paulo Gustavo. Conhecendo a história da minha mãe, vi a oportunidade de fazer essa justa homenagem e promover seu exemplo e trajetória de superação”, comenta Marialva.
Com 53 minutos de duração, o documentário reúne depoimentos do esposo, filhos e de membros da comunidade que acompanharam a vida de Adelir e reconhecem a importância do legado que ela deixou. A narrativa é conduzida pelo texto de um diário que Adelir escreveu a pedido de seu primeiro neto, Daniel Cadorin, que também aparece no filme. Além dos depoimentos, o documentário inclui imagens do acervo familiar. A direção é assinada pelo jornalista Fábio Cadorin, neto de Adelir.
Exibição em Morro Chato
A primeira exibição do documentário ocorreu em 6 de setembro de 2024, data que marcou o primeiro ano do falecimento de Adelir. A sessão aconteceu em Morro Chato, Turvo, onde a artesã viveu a maior parte de sua vida. Estiveram presentes na estreia filhos, netos e bisnetos, além de pessoas da comunidade.
Agora, é a vez de Timbé do Sul celebrar a memória de Adelir. Além da sessão desta terça-feira, outras três exibições estão programadas para o dia 27 de setembro, no Colégio Estadual de Timbé do Sul, voltadas aos estudantes do município.