A Prefeitura Municipal de Sombrio, por meio das secretarias de Assistência Social e de Indústria, Comércio e Turismo, realizou mais um curso profissionalizante gratuito em parceria com o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Desta vez, o foco foi o curso de costura em artesanato, que aconteceu ao longo de três dias no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Participaram da formação 12 alunas vinculadas aos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, do dia 28 ao dia 30. Durante o curso, as participantes aprenderam técnicas de costura com foco na produção artesanal, de bolsas, necessaires, trilhos de mesa e tapetes, que podem ser aplicadas tanto para uso pessoal quanto como alternativa de geração de renda.
A secretária de Assistência Social, Márcia Teixeira, destaca a importância dessas capacitações para as famílias atendidas: “Nosso objetivo é oferecer oportunidades de aprendizado que abram portas para o trabalho e a autonomia financeira. Muitas mulheres já colocam em prática o que aprenderam e encontram no artesanato uma fonte de renda dentro de casa.”
Além do curso de costura em artesanato, o município já ofertou outros cursos gratuitos por meio da parceria com o Senar, como elétrica básica, produtos lácteos e o curso básico de corte e costura. O próximo, já previsto, será na área de soldagem.
As formações são gratuitas e abertas à comunidade, especialmente às pessoas cadastradas nos programas da Assistência Social. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede do Cras, localizada na rua Osmar Rodolfo Beckhauser, nº 670, no bairro Parque das Avenidas.
Curso gratuito de costura em artesanato é realizado pela Prefeitura de Sombrio e Senar
