A atuação de um sistema de baixa pressão no continente, que se desloca entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, deve intensificar as instabilidades em Santa Catarina nesta quinta-feira (29), especialmente entre a tarde e a noite. O cenário é agravado pelo calor intenso e pela alta disponibilidade de umidade, fatores que favorecem a formação de temporais.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e queda ocasional de granizo. As áreas com maior destaque para a ocorrência desses fenômenos são o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e a Grande Florianópolis.
O risco para ocorrências associadas ao mau tempo é classificado como moderado a alto, incluindo alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
A previsão indica ainda que o sistema de baixa pressão deve se deslocar gradualmente para o alto-mar nos próximos dias, intensificando-se e dando origem a um ciclone extratropical, que ficará distante da costa catarinense.
A SDC/SC orienta a população a acompanhar as atualizações e alertas meteorológicos divulgados pelos canais oficiais e reforça algumas recomendações de segurança:
Durante temporais, procure abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento;
Em caso de ventos fortes, evite circular ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;
Em situações de alagamento, não atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e alerta para que a população mantenha atenção redobrada diante das condições adversas do tempo.










