Todos nós temos sonhos que ansiamos em alcançar um dia. Uma carreira profissional que nos possibilite estabilidade financeira. Um amor para compartilhar a vida, filhos, casa própria, carro ou viagem. Enfim, sonhos são desejos íntimos que temos, talvez escondidos ou talvez não.
E você, que sonho tem?
Se acreditarmos que a vida é na verdade uma longa jornada e que ao longo do tempo existem desafios, obstáculos e talvez competições, então nossos sonhos conquistados deveriam ser vistos igualmente ao triunfo da vitória ao atravessar a linha de chegada.
Entre a largada e a chegada, existirão vários obstáculos que ou nos tornarão mais fortes ou nos impedirão de seguir em frente. Tudo irá depender da nossa mentalidade.
Se levarmos conosco uma bagagem de coisas acumuladas durante a vida, o que você acha que pode lhe atrasar nesta jornada?
Digamos que você carregue uma mochila de pedras. Por quanto tempo você conseguirá ir levando tudo nas costas?
Agora, imagine cada pedra na sua mochila e dê-lhes nomes: mágoa e ressentimento, medo, medo do julgamento alheio, vergonha, insegurança, irritação, frustração, aflição, ansiedade, estresse, impaciência, falta de disciplina, falta de motivação, falta de amor-próprio, falta de autoconfiança, desorganização, procrastinação, ingratidão, mania de perfeição, culpa e outros.
Agora responda, quantas pedras você tem na mochila? Quanto peso elas representam?
Está pronto para seguir? Que tal focar outra vez em seu sonho maior? Aquele que faz seu coração bater acelerado e que insiste em brincar em sua mente.
Quais são os obstáculos que impedem você de chegar aonde quer ir?
Como diz o Ursinho Pooh: “Eu sempre chego aonde quero ir me afastando de onde estive”. Deixe para trás o passado.
Pergunte-se: O que preciso deixar de lado para poder correr essa corrida com mais liberdade? Ou ainda: O que me impede de chegar mais rápido aonde quero?
Vasculhe a sua mochila. Deixe ir uma a uma dessas pedras e então, você perceberá que o peso disso tudo é o que limita você de alcançar os seus sonhos.
Carregar dores, medos e incertezas é como carregar uma mochila de pedras. Isso nos limita de oportunidades e possibilidades. O peso do que carregamos tanto na mente como no coração, obstrui os nossos caminhos, rouba as nossas energias e a nossa motivação.
Comece eliminando a pedra maior e você conseguirá identificar as outras com mais aptidão. Ao deixar ir o que impede o seu crescimento tanto pessoal como profissional, você terá mais chances de atravessar a linha de chegada e subir ao pódio.
No seu livro Mindfulness (Atenção Plena), Ian Tuhovski escreveu que pessoas bem-sucedidas “são ‘guerreiros felizes’ que, em vez de desanimar, superam obstáculos com visão, foco e a determinação extraordinária de conquistadores”.

Pratique Atenção Plena e Meditação. Você irá:
- Analisar melhor seus sentimentos
- Aprender a perdoar e libertar-se da prisão emocional
- Praticar o desapego ou super controle sobre coisas ou pessoas
- Trabalhar no seu autoconhecimento, refletindo sobre seus padrões de pensamento e comportamento
- Desenvolver o amor-próprio e autoestima
- Cultivar a gratidão
Lembre-se, saúde mental faz parte dos quatro pilares para uma vida melhor. Invista nos outros três: corpo, alma e coração.
Acima de tudo, lembre-se que a vida não se resume aos fardos pesados que se acarretam e carregamos ao longo do caminho, mas sobre a leveza que sentimos quando decidimos “deixar ir” o que nos impede de chegar ao nosso destino.
Solte as pedras. Corra mais leve. O pódio já está em você.