A tiara florida é um símbolo da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). Embora represente a delicadeza feminina e a origem catarinense da parlamentar, serviu de motivo para a ex-senadora Ideli Salvatti (PT), o presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina e atual diretor-presidente do SEBRAE, Décio Lima, e um advogado, acusarem a parlamentar de usar símbolo que remete aos nazistas.
Por mais absurdo que pareça, as afirmações se repetem com frequência nas redes sociais de Salvatti e Lima. Praticamente, os moradores de Blumenau foram taxados de adeptos da extinta cultura alemã do início da década de 40, pois a tiara florida, além de pertencer aos trajes típicos da Região, é especialmente usada em eventos da Oktoberfest.
Mesmo após ordem judicial para retirar as difamações da internet, Salvatti ignorou a Justiça ao dar seguimento às infundadas injúrias.
Para resumir, desta vez Júlia Zanatta, por meio do advogado, protocolou queixa-crime contra as declarações, tornando os infratores réus. Em comunicado, a deputada acentuou a necessidade de impedir que a cultura de Santa Catarina seja associada aos nazistas.
Até o momento, não há informações sobre as justificativas dos acusados.
(Deputada Federal usa tiara com frequência/Crédito Foto: Divulgação).
Para mais informações políticas, acesse: rolando.news
(Deputada Federal usa tiara com frequência/Crédito Foto: Divulgação).