Embora a resistência quanto ao uso medicinal da cannabis tenha enfraquecido no Brasil, o uso da substância para tratamento de algumas enfermidades ainda é baixo. Com objetivo de facilitar o acesso gratuito a medicamentos à base de canabidiol (CBD), A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o Projeto de Lei 4141/2021, na quarta-feira (27).
Ocorrido durante a Sessão Itinerante realizada em Chapecó, o texto aprovado pelos deputados aumenta a liberdade dos médicos para prescrição do remédio. Ele dispensa a necessidade de doenças específicas para autorização do medicamento.
Segundo o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), um dos principais autores do projeto, o avanço das pesquisas médicas indica que o tratamento com cannabis pode surtir efeito em outras enfermidades, além das já aceitas.
Conforme a jornalista Priscila Horvat , caso seja aprovado pelo governador Jorginho Mello (PL), o médico poderá receitar esse tipo de remédio sem restrições, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para mais notícias políticas, acesse: rolando.news.
(Imagem ilustrativa do canabidiol/Crédito:Ilustração portal rolando.news).