O Samae de Araranguá alerta a população para que não descarte lixo em vasos sanitários, pias e ralos. Esse tipo de atitude pode causar obstrução na rede pública de esgoto que serve ao município e que não é projetada para receber materiais desta espécie. A rede coletora de esgoto é projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos. Papel higiênico, cabelo, óleo de cozinha saturado, restos de material de construção, absorventes, fraldas, lenços descartáveis preservativos, entre outros itens sólidos podem causar obstrução da tubulação, por isso devem ser colocados nas lixeiras.
Outra prática prejudicial é a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto, que faz com que o número de extravasamentos aumente consideravelmente no período chuvoso. Assim, é fundamental que a água da chuva seja sempre escoada por meio das galerias de água pluvial.
Equipes do Samae de Araranguá, que fazem periodicamente a manutenção das 20 estações elevatórias de esgoto, instaladas em pontos estratégicos da cidade, têm verificado aumento na quantidade de lixo despejado na rede. Isto fica evidente nos cestos das elevatórias que são limpos constantemente para evitar obstruções, entupimentos e extravasamentos.










