Buscas intensificadas e esperança em resgate persistem mesmo após o fim do estoque de oxigênio, previsto para às 7 horas da manhã desta quinta (22)
O desaparecimento do submarino tripulado da OceanGate, no qual se encontrava Wendy Rush, esposa do diretor-executivo Stockton Rush, ganhou destaque internacional após a revelação de que ela é descendente do casal Isidor e Ida Straus, que ficaram famosos no naufrágio do Titanic. De acordo com o jornal norte-americano “The New York Times”, essa conexão histórica trouxe uma dimensão ainda mais dramática para a situação.
Isidor Straus, um renomado empresário e sócio da loja de departamentos Macy’s, ganhou notoriedade por sua atitude heroica durante o naufrágio do Titanic. Ele recusou a oportunidade de escapar em um bote salva-vidas antes que todas as mulheres e crianças fossem resgatadas. Sua esposa, Ida, tomou a mesma decisão e optou por permanecer ao lado do marido. Os dois foram avistados juntos no convés do navio quando ele afundou.
A bordo do submarino desaparecido, o estoque de oxigênio está previsto para se esgotar às 7h desta quinta-feira (22), horário de Brasília. As equipes de busca estão trabalhando contra o relógio na esperança de encontrar o submarino e resgatar seus ocupantes com vida. Dois minissubmarinos robôs, o Victor 6000 da Marinha da França e o Sistema de Recuperação de Material do Fundo do Mar (conhecido como “Fadoss”) da Marinha dos EUA, estão sendo utilizados nessa operação de resgate.
A área de busca foi ampliada para 26 mil quilômetros quadrados, e navios equipados com sonar estão empenhados em localizar o submarino, conhecido como Titan. Apesar de terem sido ouvidos ruídos metálicos na região na terça-feira (21), os robôs submarinos não encontraram nenhuma evidência do submarino desaparecido. Especialistas analisaram os sons, mas não chegaram a uma conclusão definitiva. Os ruídos podem ter sido produzidos pela tripulação ou até mesmo por partes dos destroços do Titanic, que continuam se deteriorando após mais de um século.
O capitão da Guarda Costeira americana, Jamie Frederick, mantém a esperança de resgatar os ocupantes do submarino com vida. Mesmo após o prazo de expiração do oxigênio, as buscas serão mantidas na quinta-feira (22). A determinação e o empenho das equipes de resgate persistem diante dessa situação desafiadora, na esperança de um desfecho positivo para todos os envolvidos nesse trágico incidente.
Fonte: SC Todo Dia