Ação aconteceu na Praça Central e envolveu as escolas do município
Balneário Arroio do Silva
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, foi realizado em Balneário Arroio do Silva um evento cheio de cultura, informação e movimento, atraindo a atenção, despertando o interesse e a participação dos alunos e da comunidade escolar.
Na quarta-feira (27) foi realizada, na quadra central, uma exposição de roupas afro, máscaras, bonecas abayomi, instrumentos musicais e tranças, além de apresentações especiais, dança afro e capoeira. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação por meio de um projeto desenvolvido e organizado pela assistente social Luciane Santin, pela diretora municipal de ensino infantil, Denise Sant’ana, pela coordenadora pedagógica Aline Favreto e pela servidora pública Graziela Rocha.
“A gente entende que este foi o primeiro ano de feriado nacional e é um marco importante para dar maior visibilidade para essa temática. Nos dias atuais ainda é preciso falar sobre racismo, preconceitos, então resolvemos fazer essa atividade aberta ao público”, explicou Luciane.
Com o tema trabalhado em sala de aula, as escolas selecionaram os trabalhos que estiveram em exposição no evento. Alunos da capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também participaram. O objetivo foi envolver a comunidade, despertar o interesse e a consciência dos alunos, destacando um pouco da história, da cultura e da consciência negra.