Além das substituições de ingredientes, alguns hábitos nos ajudam a não exagerar na comida. Confira nossas cinco dicas!
- Comece pelas saladas
As saladas das ceias costumam ser bem gostosas e com ingredientes diferenciados. Iniciar pelos pratos mais leves, especialmente salada de folhas, facilita a sensação de saciedade sem que a gente precise exagerar.
- Evite o exagero do álcool
Não é só nas comidas que a gente acaba exagerando. As bebidas alcoólicas também estão presentes nas festas e o problema não é beber, mas exagerar. Uma ou duas taças, no máximo, é a recomendação.
- Respeite a saciedade do seu corpo
Com tanta comida boa, nosso primeiro impulso é comer muito de tudo, até que acabamos nos sentindo estufados. Lembre-se de que não há necessidade para exagero. Coma um pouco de tudo o que gosta e aprenda a ouvir quando o seu corpo já estiver satisfeito.
- Faça como no resto do ano
A festa é diferente, mas as orientações para a saúde são as mesmas. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, elas são: preferir alimentos in natura (como os legumes); evitar os processados e ultraprocessados (como o tender e os sorvetes); usar óleos, gorduras, sais e açúcares em pequenas quantidades.
- Beba bastante água
Principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, beber água tem um papel importante para manter a hidratação do corpo.
Central Nacional Unimed