Obra resgata a cultura popular da região com versos sobre o cotidiano e tradição oral
Na tarde da última sexta-feira (4), a EdiUnesc lançou oficialmente a obra “Causos em versos do poeta da roça – versão em cordéis”, de autoria de Arnaldo Estevam. O evento aconteceu na biblioteca da Escola de Ensino Fundamental e Médio Normélio Cunha, no município de Sombrio — que, simbolicamente, leva o nome do autor da obra.
A coletânea reúne histórias rimadas em diversos estilos, divididas em cinco categorias: Cordel Geral, Infantil, Futebol, Diversos e Religioso. Em clima de emoção e gratidão, o autor apresentou seu livro ao público com os próprios versos, destacando o valor do momento:
“O que está acontecendo é do meu livro o lançamento. Nesse colégio escolar que nos deu consentimento,Eu bastante emocionado me sinto nesse momento…”
Representando a reitoria da Unesc, esteve presente o professor Dr. Dimas de Oliveira Estevam, editor-chefe da EdiUnesc e filho do autor. Em sua fala, ele destacou a importância do resgate cultural promovido pela obra. “Uma região que não preserva sua cultura não tem memória, não tem história. Por isso, estamos indo às escolas, pois sabemos que o hábito da leitura deve iniciar na infância”, afirmou.
Dimas explicou ainda que a publicação recebeu o selo Saber Comunitário, voltado a autores da comunidade, e que parte dos textos foi escolhida pensando na aplicação pedagógica junto às crianças. “São histórias lúdicas, fáceis de trabalhar e que fazem parte da história da região de Sombrio, fortemente influenciada pela cultura portuguesa.”
Olindo Estevam, também filho do autor, relatou a emoção ao lembrar dos primeiros versos ouvidos ainda na infância. “Muitas vezes podemos passar a vida com os versos dentro da gente. Meu pai conseguiu colocá-los para fora e isso é um privilégio, um presente para o mundo”, declarou.
A prefeita de Sombrio, Gislaine Dias Cunha, também prestigiou o evento e expressou sua gratidão: “Agradeço imensamente em nome de todos os sombrienses por esse nobre presente, por nos ensinar com sabedoria e sensibilidade.”
O lançamento contou ainda com a presença dos vereadores Jonas Dávila e José Artur, das professoras Mariluz de Melo Gomes e Cristiane Flores Medeiros, que representaram a diretora da escola Maria José Nunes Domingos, e da professora Rita de Cássia dos Santos, que lembrou a homenagem prestada ao autor em 2023, quando a biblioteca da escola passou a levar seu nome.
Para celebrar o momento, trechos do livro foram declamados pela aluna Helena Raupp, do 5º ano, e pela professora Melissa Paz, emocionando os presentes e eternizando a tradição do cordel nas novas gerações.