Climatologista alerta que o Brasil precisa se preparar para um El Niño tão ou mais intenso quanto o registrado entre 2015 e 2016
Na última quarta-feira (21), a Nasa divulgou uma imagem do El Niño, fenômeno que deve ser um dos mais intensos das últimas décadas. O mapa, produzido com informações dos satélites Sentinel-6 Michael Freilich e Sentinel-3B, mostra a altura da superfície do mar no Oceano Pacífico, entre os dias 1º e 10 de junho.
Os tons de azul indicam níveis do mar abaixo da média, e os de vermelho apontam as áreas de nível acima do normal. O branco mostra os pontos onde as condições do nível do mar estão normais.
Em entrevista a Crusoé, o climatologista Carlos Nobre alertou que o Brasil precisa se preparar para um El Niño tão ou mais intenso quanto o registrado entre 2015 e 2016.
“Vai haver um aumento muito grande de incêndios florestais na Amazônia e no Cerrado, que vai gerar muito mais poluição e ondas de calor. O El Niño impacta o país como um todo em todos os setores”, afirmou.
Fonte: SC Todo Dia