Neste primeiro momento é feita a gravação de dados dos eleitores e candidatos em cartões de memória que serão inseridos nas urnas
Sombrio
Cartórios eleitorais de todo o país estão na reta final da organização das eleições que acontecem em 2 de outubro.
Em Sombrio, na quinta-feira foi realizada a geração das mídias.
Esta etapa consiste na gravação dos dados de eleitoras e eleitores da seção e dos nomes e fotos das candidatas e candidatos em cartões de memória. Em seguida, esses cartões são utilizados para dar carga, isto é, para inserir os dados referidos em cada uma das urnas eletrônicas.
A chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Sombrio, Macheli Dall’Oglio, resume o processo. “Todas as mídias que vão para a urna, e depois as mídias que ficam com o resultado das urnas, são geradas hoje”.
A fase seguinte é a de dar carga às urnas. É quando os cartões de memória são utilizados para dar carga, isto é, para inserir os dados em cada uma das urnas eletrônicas. Por fim, as urnas recebem lacres produzidos pela Casa da Moeda e assinados pelo juiz eleitoral, ficando prontas para serem utilizadas nas eleições.
Na Comarca de Sombrio, o processo de dar carga está marcado para este sábado, dia 24. Este procedimento é realizado de forma pública e pode ser acompanhado por partidos políticos, órgãos e entidades. “No dia 24, esta mídia que foi preparada hoje é inserida em cada uma das 184 urnas da nossa comarca. Cada urna é única e tem os dados de uma seção”, explica Macheli.
Segundo a chefe de cartório, o trabalho de preparação das urnas no cartório eleitoral de Sombrio, que abrange seis municípios, está em dia, no ritmo normal e sem nenhum atraso até agora.