O dia de votação nem tinha começado e já havia muito trabalho a ser feito pelo supervisor de urna eleitoral Athauan Machado, da Comarca de Sombrio. Duas urnas foram trocadas em Sombrio e outra em São João do Sul. “É uma máquina, e uma máquina eventualmente dá problema. São problemas diversos. Tivemos um atolamento de papel, uma urna que travou e reiniciamos. Então, são probleminhas”, comentou.
As substituições, segundo Athauan, não causam qualquer ônus ao eleitor. “Nesse caso, a votação ainda não tinha começado”, pontuou.
Ele explica que antes das votações, as urnas são ligadas, a zerésima é impressa mostrando que não há votos contabilizados, o resumo que é afixado na porta, os mesários registram seu título e a urna fica aguardando o registro do primeiro voto após as 8 horas da manhã.
Na Comarca de Araranguá também houve substituição de urnas. Quatro equipamentos foram trocados após problemas, um deles em Maracajá, na Vila Beatriz, e o restante na Cidade das Avenidas, nos colégios do Morro dos Conventos e dos bairros Urussanguinha e Cidade Alta.
Na Comarca de Turvo, uma urna foi trocada em uma escola do Centro de Turvo.










