Quando era mais jovem, era encantada com aqueles antigos relógios de pêndulo e desejava ter um. “Cuidado com o que você deseja”! Repetirei essa frase várias vezes para você não esquecer, se é que ela já não faz parte da sua história também. Hoje um desses relógios faz parte da mobília de minha casa, pois meu marido herdou o que pertencia a seus pais. Ainda o considero uma peça linda e elegante, mas confesso que às vezes ele me assusta, quando do nada sou despertada do sono ou do pensamento, com suas intensas batidas me recordando as horas. Vou lhe contar mais uma coisa: meu marido ama relógios. Um belíssimo relógio cuco alemão, com um minuto de atraso, vem logo em seguida para ter certeza que sei que horas são. Não há como me perder no tempo ou me atrasar para um compromisso.
Pontualidade sempre foi uma preocupação constante em minha vida. Detesto quando as pessoas não têm responsabilidade com o tempo dos outros. Sou do tipo que pensa: “mais vale estar duas horas adiantada do que um minuto atrasada”. Por um minuto, quase perdi o avião de volta para casa e uma consulta médica. Além do sentimento negativo que isso gera, perder um compromisso pode causar danos muitas vezes irreversíveis.
Compromisso, comprometimento e envolvimento são palavrinhas importantes em qualquer tipo de relacionamento, tanto profissional quanto pessoal. Estar comprometido com algo ou com alguém, é estar envolvido, engajado, empenhado. É ter responsabilidade e participação efetiva. É buscar fazer o melhor, com paixão e com entusiasmo. É querer fazer o certo, com ética e dignidade mesmo quando alguém não está olhando. É uma entrega total, com motivação e vigor, no intuito de atingir resultados positivos.
Em inglês, usamos muito o termo: ALL IN! (Tudo/Todos dentro). Quando alguém diz: GO ALL IN! Está querendo dizer “Vá com tudo!” ou “Vamos com tudo!” . Quando assumimos um compromisso com alguém que amamos ou com quem trabalhamos, nada mais justo que nos dedicarmos de corpo, mente, alma e coração, não é? Então, ALL IN!
Como está seu dia hoje? Quais compromissos você crê que requerem um pouco mais de cuidados assim? Tem certeza de que você está seriamente comprometido com as pessoas que fazem parte da sua vida? Como está o comprometimento com seu trabalho ou com o seu propósito de vida? Que tal aquele exercício da respiração para alinhar sua emoção à razão, enquanto você se prepara para continuar comigo nesta jornada?
Ainda 1997 – Como falei antes sobre a chegada da internet e seguindo com meu website, conquistei mais leitores agora também internacionalmente. Eu precisava melhorar o meu produto para manter o meu compromisso com o leitor. Naquela época, existia um estilo padrão de coluna social que não me atraia. A minha visão era maior. Eu que sempre me encantei tanto com o simples como com o sofisticado, precisava manter as duas coisas em harmonia.
Hoje, quase 30 anos mais tarde, tudo é bem mais fácil e mais prático. Lembre-se que naquela época não existia Google ou Youtube. A única ferramenta de busca on-line que existia era o Yahoo, mas era bem fraquinho. Eu precisei “pensar fora da caixa”. Criar, inovar e me adaptar a um estilo de vida diferente. ALL IN! Corpo, mente, alma e coração.
Comecei a aceitar os convites que até então recusava, por pensar que não estava preparada. Você já passou por isso? Já se sentiu despreparada(o) para um cargo novo ou para uma nova responsabilidade? Isso assusta! Sim, o desconhecido pode ser assustador! Assumir um novo compromisso com todas as responsabilidades cabíveis e com todas as incertezas possíveis podem gerar desconforto e medo.
Mudanças por si só podem gerar um impacto tanto positivo como negativo. Alguns aceitam e outros rejeitam. Uns se assustam e outros abraçam. A gente só sabe do que é capaz quando ousa em fazer. Quando “Vai com Tudo!”. Encarando gigantes!
Preciso dizer que não foi fácil. Embora metida e ousada na minha maneira de pensar e escrever, quando tratava-se de estar em público, eu me inibia. À medida que trabalhei na minha auto-estima, aprimorei minha autoconfiança e consequentemente, me senti mais confiante e mais determinada. Talvez por isso, eu passei a entrevistar celebridades e desenvolvi a paixão por ajudar novos talentos.
No tic-tac do relógio ou do alarme que me alerta para meus compromissos diários, eu “vou com tudo”. Como um soldado preparado para a guerra, me ponho em sentinela. E você? Qual é a sua reação quando é chegada a hora? Você salta no primeiro impulso ou espera por mais cinco minutos?
Quando estamos comprometidos com algo ou com alguém, é primordial lembrarmos de ter um compromisso com nós mesmo em primeiro lugar. Vá com tudo! Dê o melhor de si. Cada minuto, cada hora! Dê a você mesmo a oportunidade de descobrir o seu verdadeiro potencial, de ser mais forte, de seguir avante! ALL IN!