Quantas vezes você já se deparou com situações difíceis e complicadas?
Quero dizer, aquele tipo de situação que nos faz olhar para um ponto qualquer, à procura de uma saída?
“Quando as coisas vão erradas, não pense que todos os seus esforços têm sido em vão.
Talvez tudo tenha acontecido para o melhor, por isso, sorria… e experimente outra vez!”
Essa mensagem ecoa fundo em minha mente sempre que me deparo com esse tipo de situação.
Ela me motiva a seguir em frente, mesmo quando a dúvida paira no ar.
Até hoje, quando pesquiso, não encontro o autor.
“Autor desconhecido”? Como?
William Arthur Ward foi um escritor americano que abordava temas como fé, coragem e superação. Ele nos deixou várias mensagens motivacionais antes mesmo da era da internet — muitas delas muito parecidas com esta.
Seria dele a autoria? Não sei.
Mas, seja quem for o autor, tenho certeza de que inspirou muitas pessoas desde então.
Acredito que cada um de nós passa por diferentes desafios na vida, e cabe a cada um também tirar lições e ensinamentos desses momentos. Cada desafio pode ser um obstáculo ou uma oportunidade — tudo depende do nosso ponto de vista e da nossa mentalidade.
Depois de cada verão no Brasil, quando era época de volta às aulas, nossos professores nos entregavam a lista de materiais escolares para o novo ano letivo. Era minha fascinação ir à Casa Glória, em Sombrio, nessa época. Mas houve um ano em que minha mãe optou por me levar a Araranguá, onde existia a Casa Cometa.
Era meu primeiro ano do Ensino Médio, no IEMES, e minhas amigas me orientaram a comprar lá, porque diziam que havia “coisas diferentes”. E, na escola, a gente se encantava com essas coisinhas diferentes…
Para minha surpresa — e para a surpresa da minha mãe — não foram essas novidades que me encantaram. Comprei todos os meus cadernos com a mesma capa. Ser diferente, para mim, era estar em harmonia.
Infelizmente, não consegui que as contracapas fossem todas idênticas. Mas havia um texto em uma delas que me fascinou, e eu queria tê-lo em todos os cadernos.
Consegui memorizar aquela mensagem e, por toda a minha vida, ela me serviu como uma oração — sempre em minha mente e em meu coração:
“Pode ser que seu aparente fracasso venha a ser a porta mágica que o conduzirá para uma nova felicidade que antes você jamais conheceu.”
Naquela época, eu nem sabia o que era “fracasso”, mas tinha noção das minhas falhas cometidas.
Com o tempo, aprendi a ver oportunidades nos piores momentos da minha vida.
Há quem leve a vida inteira sem perceber isso. É preciso querer enxergar. É preciso ter uma mente aberta e compreender que tudo tem uma razão. Talvez não a entendamos no momento — e talvez nunca a entenderemos. Mas é preciso crer.
“Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido…
Isto não quer dizer derrota.
Não vale a pena gastar o precioso tempo em lágrimas e lamentos.”

Por diversas vezes eu me senti fraca e desencorajada a seguir em frente. Porém, quando as portas se fechavam, a mensagem voltava à minha mente. Era como uma melodia doce e suave… Ou seria a voz de Deus me impulsionando a continuar?
“Levante-se e enfrente a vida outra vez. E se você guardar em mente o alto objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão.”
A cada tombo, um lembrete: somente com garra e determinação se chega ao fim da competição. Se for para cair, que se caia para frente. Que cada tropeço seja o sinal de que, somente com duras lutas, nos tornamos campeões.
“Tire proveito de seus erros, colha experiências de suas dores e, então, um dia, você dirá:
Graças a Deus, experimentei outra vez!”









