A intensa onda de frio que atinge Santa Catarina nos últimos dias já tem data para começar a perder força. Segundo a Defesa Civil estadual, a partir da tarde desta quinta-feira (3), a massa de ar polar começa a se afastar do estado, permitindo uma elevação gradual das temperaturas. A previsão é reforçada por uma nota técnica da Epagri/Ciram, que delimita os efeitos mais severos da onda de frio até as 10h da mesma data.
Nesta quinta-feira também chega ao fim o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a onda de frio, com encerramento previsto para as 8h. De acordo com as imagens de satélite analisadas pela Epagri, a probabilidade de geadas também deve diminuir consideravelmente a partir do mesmo período.
Santa Catarina enfrentou nesta semana a quarta onda de frio de 2025, com episódios marcantes, como a ocorrência de neve em Urupema na noite de segunda-feira (30). Além disso, 12 municípios catarinenses registraram temperaturas negativas entre terça (1º) e quarta-feira (2). A sensação térmica, em algumas regiões, chegou a patamares extremos, reforçando o impacto do fenômeno sobre a população e a rotina nas cidades.
Com a previsão de melhora, espera-se um fim de semana menos rigoroso, embora o frio ainda continue presente, especialmente nas madrugadas. As autoridades seguem recomendando atenção, principalmente com a população em situação de vulnerabilidade.