Uma nova conquista para a população gaivotense passa a se concretizar neste ano de 2021 com a instalação de equipamentos para a confecção de RG – Carteira de Identidade – em Balneário Gaivota.
Conquista foi possível graças ao acordo de Cooperação Técnica com o Estado de Santa Catarina, por meio do IGP, o Instituto Geral de Perícias, que visa descentralizar a atividade de inserção de dados de identificação civil, preliminar à emissão de cédula individual de identificação.
Conforme o Secretário da Junta do Serviço Militar, Alex Barros e o responsável pelo setor de Identificação, João Vitor, todo o processo para instalação e compra dos equipamentos passou pelo aval da Câmara de Vereadores e depois iniciado Convênio entre o Estado e Município garantindo a conquista ao governo municipal.
“Desta forma o município será referência em emissão de Carteira de Identidade, com equipamento biométrico e webcam, 100% digital”, pontua Barros.
Os responsáveis pelo setor agradecem ao perito criminal do IGP, de Sombrio, Alexandre Goulart, por oferecer o treinamento e auxiliar na instalação da Central de Identificação de Balneário Gaivota.
Para o prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha, e vice Jonatã Coelho, a independência dos serviços de Identificação de Balneário Gaivota é uma das grandes conquistas da atual administração.
“Nosso governo está voltado a fazer com que o morador fique em nosso município, trabalhe, retire seus documentos, busque trabalho na Gaivota. Somos o município que mais cresce no Extremo-Sul e por isso temos que manter as pessoas aqui, oferecendo condições”, destacam.
Benefícios para a população
A partir de agora será usado o leitor biométrico para digitais, não será mais necessária à utilização de tinta (somente para bebês até 3 anos e idosos). As fotos serão tiradas na hora pela webcam. Os dias de retirada serão reduzidos de 30 para 15 dias. O servidor público não precisará mais se deslocar para Sombrio para protocolar as carteiras, assim o atendimento no setor será de segunda à quinta-feira.
Produção de 200 cédulas ao mês
O Setor de Identificação de Balneário Gaivota, que funciona anexo à JSM, Junta do Serviço Militar, está produzindo semanalmente 50 documentos de identidade e a demanda está sendo grande devido a chegada de novos moradores que chegam de todas regiões do Brasil. Para fazer a primeira identidade, não há custo, já para fazer a segunda via são desembolsados R$ 41,00 reais.
Documentos para a confecção da RG
– Certidão atualizada em perfeito estado de conservação, com selo de autenticidade;
– Se solteiro (a), levar Certidão de Nascimento;
– Se for separado (a), divorcidado (a) ou viúvo (a), levar Certidão de Casamento com a devida averbação;
– Menores de 16 anos devem estar acompanhados de pai ou mãe.