O governador Jorginho Mello protocolou nesta quinta-feira (4) o Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes. A medida busca acelerar a solução para os problemas de tráfego e segurança no trecho da BR-101, em Palhoça, entre os quilômetros 233 e 236.
Havia a expectativa de que o projeto fosse entregue diretamente ao ministro dos Transportes, Renan Filho, conforme acordado em abril deste ano. No entanto, o encontro não ocorreu e o Governo do Estado optou por oficializar o protocolo, destacando a urgência da obra.
“Esse é um projeto para o catarinense, que está cansado de ver a tragédia que é hoje esse trecho do Morro dos Cavalos em uma das principais rodovias federais do nosso estado. É responsabilidade federal, mas eu quero pegar essa responsabilidade para o governo estadual, porque eu quero ver o problema resolvido”, afirmou o governador.
O estudo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), prevê um contorno rodoviário de aproximadamente 5,2 quilômetros, com investimento estimado em R$ 291 milhões. O objetivo é criar uma alternativa mais rápida e econômica ao atual traçado da rodovia, que não conta com acostamento e é frequentemente bloqueado por acidentes ou chuvas fortes.
Na última quarta-feira (3), o projeto foi apresentado ao Fórum Parlamentar Catarinense, que manifestou apoio à iniciativa. De acordo com o governo, a proposta do contorno não exclui a futura construção de túneis, considerada uma solução de longo prazo para ampliar a capacidade da BR-101.
A secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, relatou que a comitiva tentou, sem sucesso, reuniões oficiais com o ministro Renan Filho ou com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes. “Ontem, o deputado Pedro Uczai se comprometeu a tentar um encontro no Ministério, mas infelizmente, apesar das tentativas, não tivemos retorno. Claro que vamos continuar acompanhando e tentando essa reunião, queremos uma solução para essa questão”, disse.
Agora, o Governo do Estado aguarda uma posição oficial do Ministério dos Transportes para avançar nas próximas etapas, especialmente na definição das responsabilidades entre União, Estado e concessionária da rodovia.
Linha do tempo do projeto
13 de abril de 2025: governador solicita à SIE estudo de viabilidade técnica do contorno.
23 de abril de 2025: proposta apresentada em Brasília ao Ministério dos Transportes, que a considera viável.
29 de julho de 2025: Jorginho Mello anuncia que o Estado pode assumir a obra, com custeio previsto por recursos a serem ressarcidos pela União.
Agosto de 2025: SIE conclui o Estudo de Concepção do Contorno, com levantamentos técnicos, socioambientais e orçamentários.
4 de setembro de 2025: governador protocola oficialmente o estudo em Brasília.