O Grêmio conquistou uma vitória fundamental neste domingo (17) ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 1, de virada, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Galo saiu na frente com um golaço de Gustavo Scarpa, mas o Tricolor gaúcho reagiu com gols de Edenílson, Balbuena e Aravena para garantir três pontos preciosos fora de casa. A partida foi marcada por muita tensão e quatro expulsões – duas para cada lado: Carlos Vinícius e Dodi, pelo Grêmio, e Cuello e Júnior Santos, pelo Atlético.
Com o resultado, o Grêmio chegou a 23 pontos e se distanciou da zona de rebaixamento, aliviando a pressão na tabela. Já o Atlético-MG perdeu a oportunidade de se firmar na parte de cima do campeonato e sai de campo pressionado.
O próximo compromisso do Galo será pela Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira (21), contra o Godoy Cruz, na Argentina, pelas oitavas de final – na ida, em Belo Horizonte, venceu por 2 a 1. O Grêmio, por sua vez, volta a campo no sábado (23), diante do Ceará, na Arena, pelo Brasileirão.
O jogo
O Atlético-MG foi quem abriu o marcador. Aos 37 minutos do primeiro tempo, em jogada ensaiada, Hulk ajeitou a cobrança de falta para Gustavo Scarpa, que finalizou de longe e acertou o ângulo, marcando um golaço.
Mas a vantagem durou pouco. Aos 44 minutos, Marlon bateu escanteio e Edenílson, caindo, cabeceou firme para empatar antes do intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio virou o jogo logo aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga atleticana afastou mal e a bola sobrou para Balbuena, que completou de primeira para as redes.
A reação gremista foi freada momentaneamente aos 19 minutos, quando Carlos Vinícius foi expulso após atingir Román com o braço fora da disputa. O Galo tentou aproveitar a superioridade numérica, mas o equilíbrio durou pouco. Aos 31, Cuello pisou no adversário e, após revisão no VAR, recebeu cartão vermelho.
Nos acréscimos, já com o Grêmio controlando a partida, veio o golpe final. Riquelme iniciou jogada pela intermediária, lançou André Henrique, que avançou e rolou para Aravena fechar o placar em 3 a 1.
A confusão ainda tomou conta dos minutos finais, quando Júnior Santos (Atlético-MG) e Dodi (Grêmio) se desentenderam e acabaram expulsos, deixando as duas equipes com nove atletas em campo.
Ficha técnica
Atlético-MG 1 x 3 Grêmio
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de agosto de 2025 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique de Lima Filho (RJ)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Gols:
Atlético-MG: Scarpa, aos 37min do 1º tempo
Grêmio: Edenílson, aos 44min do 1º tempo; Balbuena, aos 12min do 2º tempo; Aravena, aos 45min do 2º tempo
Cartões amarelos: Reinier, Hulk, Junior Alonso (Atlético-MG); André Henrique (Grêmio)
Cartões vermelhos: Carlos Vinícius, Dodi (Grêmio); Cuello, Júnior Santos (Atlético-MG)
Atlético-MG: Everson; Natanael (Biel), Román (Júnior Santos), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes) e Reinier (Rony); Scarpa, Cuello e Hulk.
Técnico: Cuca
Grêmio: Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kanneman e Marlon; Cuéllar (Alex Santana), Villasanti (Dodi) e Edenílson (Aravena); Alysson (Riquelme), Cristian Oliveira (André Henrique) e Carlos Vinícius.
Técnico: Mano Menezes