Festival é referência mundial em dança e aprovação coroa os oito anos de atuação do grupo sombriense, que busca subsídios para ir se manter em Joinville. Primeira apresentação do grupo será no próximo sábado
Sombrio
O Grupo de Dança Ágape, da Cia de Dança RitMix de Sombrio, foi selecionado com duas coreografias para o Festival de Dança de Joinville, o maior evento deste tipo do mundo. Por causa da pandemia, o festival, que ocorre sempre no meio do ano, foi adiado para outubro, entre os dias 5 e 16. O grupo está empolgado com a experiência, já que muitas equipes nacionais e da América Latina, participam do festival.
Para chegar tão longe, a preparação foi intensa e respeitando os cuidados devido à pandemia. “Sempre tivemos como sonho poder estar participando deste Festival que é referência mundial em dança. E neste ano, este foi um dos nossos objetivos. Desde janeiro estamos nos organizando com datas de inscrições, estudos e criação de coreografia, ensaios, montagem de figurinos e até mesmo para gravações dos vídeos enviados no mês de julho”, relata a preparadora do grupo, a professora Vanessa da Rosa.
Para a seleção, o grupo encaminhou duas coreografias, Capitu e Peripécias de Natal, que passaram por etapas de avaliação e foram aprovadas pela Curadoria Artística do Festival. A aprovação exigia uma série de requisitos para o envio dos vídeos, como por exemplo, luz, qualidade visual, sonora e artística e criatividade.
A coreografia Capitu, do gênero jazz, traz a história escrita por Machado de Assis, retratando a menina mulher que, com personalidade forte e envolvente, se consagrou, deixando na literatura brasileira uma marca inconfundível. Já no gênero de danças urbanas, a equipe apresentou com uma coreografia cativante, Peripécias de Natal. A coreografia traz a representação dos duendes do Papai Noel em uma grande folia que encena a loucura que é a organização dos brinquedos da noite de Natal. Esta foi a campeã do I Festival Regional de Dança Sombrio Moda Shopping em 2018.
O grupo conta hoje com 27 participantes, dentre eles bailarinos, apoio técnico e a professora coreógrafa Vanessa da Rosa e coordenadora da Cia de Dança RitMix. Uma das últimas conquistas foi um local, em Sombrio, adequado para acolher os ensaios e encontros dos bailarinos. “Com muita luta e dedicação, neste ano, conseguimos um espaço particular adequado para o funcionamento do grupo”, celebra. A companhia possui diversas modalidades atuando na área da dança com aulas para todos os públicos.
A aprovação no festival joinvilense coroa os oito anos de atuação do grupo, busca subsídios para ir e se manter em Joinville. A primeira apresentação do grupo será no próximo sábado, dia 9, e a segunda no domingo, dia 10. Quem quiser colaborar, basta contatar, através do telefone WhatsApp 48 9 9923 6876, a professora Vanessa. As atividades do grupo podem ser acompanhadas através das redes sociais @agape_dance e @ritmix_danca.