Na tarde de terça (06), 15h45 horas a aeronave da Polícia Civil tripulada pela equipe do SAER/SARASUL foi acionada pela central do SAMU para transferência de paciente vítima Parada Cardio Respiratória (PCR) devido a infarto agudo do miocárdio, do hospital Dom Joaquim (Sombrio) para o Hospital São José (Criciúma).
Um homem, de 65 anos que chegou ao hospital com queixa de dor torácica e sofreu uma parada cardíaca e durante o atendimento, foi prontamente reanimado e estabilizado pela equipe do hospital que acionou o SAMU para transferência. Devido à gravidade do quadro e a necessidade de cateterismo de urgência a regulação do SAMU acionou a equipe do SAER/SARASUL. Durante a transferência ainda em sombrio paciente apresentou mais dois quadros de parada cardíaca revertidas pela equipe do SARASUL e então foi trazido até o hospital São José em aproximadamente 13 min de voo, com apoio das unidades básica de Sombrio e avançada de Criciúma em estado grave.
O tempo para que o paciente tenha acesso ao cateterismo nesses casos é determinante para ele tenha chances de sobreviver.











