Celebrou-se nos dias 06 e 09 de agosto, dois acontecimentos que envergonham a humanidade: os lançamentos de duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima (90/160 mil mortos) e Nagasaki (60/80 mil mortos), respectivamente, ocorridos no ano de 1945. Não que sejam estas as únicas mortes da II Guerra Mundial, mas quê, por si só, já são números aterradores.
Em que pese a Bíblia não seja um documento cientificamente histórico, nela se lê, em Gênesis 6.5 e 7, que “Jeová viu que a maldade do homem era abundante na Terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era só má, todo o tempo”. Daí Deus teria decidido obliterar da superfície do solo o homem e os animais que criou. Começou pelo Dilúvio e, logo após, lançou as duas primeiras “bombas atômicas” da Terra, sobre Sodoma e Gomorra (Gênesis 19.24). Deu o exemplo.
De lá para cá muitas guerras aconteceram e acontecem pelos mais variados motivos… E até sem motivo. Guerra é aquele momento em que Deus vai dormir e o Diabo assume o comando. Se quiserem ter uma ideia das maldades já havidas é só lerem sobre: Os hebreus na invasão da Palestina; Os cristãos nas Cruzadas; Os bárbaros na invasão do Ocidente; Os portugueses, espanhóis e os ingleses na colonização das Américas; A escravidão negra; O Holocausto alemão contra os judeus; Os russos no massacre da Floresta de Katyn, 1940; Os japoneses no “Estupro de Nanquim”, 1937. Se preparem: vocês irão chorar.
A II Guerra Mundial (1939/45) jamais deveria ter acontecido, devido à triste experiência já vivida pela humanidade na Primeira (1914/18), com 10 milhões de mortos. Estas duas foram praticamente a continuidade da Guerra Franco-Prussiana (1870/71), que nada mais era do que continuidade de muitas anteriores.
Os USA não pretendia entrar na II Guerra, mas os japoneses cometeram a burrice de bombardear Pearl Harbor (1941), então entraram. Hitler suicidou-se em 30.04.1945. A Alemanha rendeu-se em 07.05.1945. Mas o Japão continuou na II Guerra. O que obrigou os americanos a lançar as duas bombas para acabar com ela.
Agora, completam-se 79 anos do lançamento das duas bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki. Eu venho aqui lembrar-te dessa tragédia humanitária. Alguns acham que as bombas foram necessárias para terminar de vez com a II Guerra evitando-se, assim, milhares ou milhões de mortes. Outros acham que não precisaria tanto. Que se poderia primeiro tentar outros meios, menos cruéis. O Japão teve a sua culpa também, pois deveria ter-se rendido antes, e não o fez. Após as bombas, o Japão rendeu-se em 15.08.1945.