A Policia Civil de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, registrou nesta semana duas ocorrências relacionadas ao “golpe do nudes”, após as vítimas serem chantageadas e sofrerem extorsão por parte dos criminosos.
Duas pessoas caíram no golpe, um menor de 16 anos que perdeu de R$ 10 mil e um homem de 57 anos que depositou R$ 124 mil em contas de estelionatários.
De acordo com o delegado Lucas Almeida, que investiga os casos, o homem de 57 anos teria sofrido um prejuízo ainda maior se o banco não tivesse impedido.
O delegado explica que nesse tipo de golpe, os criminosos atraem pessoas mais velhas, utilizando perfis de mulheres jovens nas redes sociais. Quando a conversa evolui, eles passam a trocar fotos íntimas.
Logo em seguida um suposto pai da mulher entra na conversa e diz que a filha é menor de idade, assim o criminoso passa a chantagear a vítima, pedindo dinheiro pelos danos causados. Caso contrário, o estelionatário ameaça procurar a polícia.
Este tipo de golpe vem sendo registrado em todo o Brasil, em setembro de 2021, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu uma quadrilha especializada nessa prática.
OCP News