Os moradores da Praia da Guarajuba não aguentam mais a insegurança no local. As casas do bairro simples de Balneário Gaivota têm sido alvo de muitos arrombamentos e o medo tem tirado o sono dos moradores.
O veranista Osni Mota, que mora em Sombrio, mas tem casa na Guarajuba, alega que as residências viraram “casa de ninguém” desde que os crimes começaram. “Se você rodar aqui, todas as casas já foram assaltadas. Tem gente que já está pronto para vender a casa porque não aguenta mais”, conta.
A casa dele já foi arrombada sete vezes e o que fica dentro do imóvel, foi levado na última vez. “Nós sempre levamos tudo, mas desta vez, ficamos uma noite fora, não deu tempo e eles limparam a casa”, se queixa.
O homem chegou a fazer um boletim de ocorrência, mas está desanimado quanto à solução dos crimes. “Os vizinhos até comunicam a gente, mas depois do roubo feito, porque não tem como avisar com o malandro ainda entrando em casa”, comenta.
Ele diz que o modus operandi é sempre o mesmo: os bandidos esperam, no fim da temporada, os moradores saírem, invadem os imóveis e roubam o que houver. “E tem casa que eles dão muito prejuízo, porque eles arrebentam portas, já quebraram até porta de vidro”, conclui.
Os casos de furtos a residências são comuns nos municípios litorâneos, já que após o verão os moradores voltam às suas residências nas cidades e alguns bens sempre ficam para trás.
O conselho da polícia é que sempre seja registrado um boletim de ocorrência caso haja o furto, e que os moradores evitem deixar qualquer bem de valor dentro dos imóveis.