O Hospital Dom Joaquim teve seu problema de fluxo interno de água resolvido, com a conclusão das obras realizadas pela Sombrio Saneamento. O investimento de cerca de R$ 3 mil foi uma contribuição da concessionária para garantir o bom funcionamento da instituição, que tem 80 anos dedicados à saúde da população, nas especialidades de cirurgia geral, ginecologia, vascular, ortopedista, urologia, bariátrica e otorrino. Atualmente, possui 33 leitos cirúrgicos, 20 de UTI para adultos e 10 de UTI pediátrica. Os atendimentos de pacientes na área ambulatorial chegam a 3.100 mensais.
“O abastecimento de água da rua até o Hospital, de responsabilidade da Sombrio Saneamento, estava normal. Contudo, com o crescimento da demanda da instituição, após a chegada de novos equipamentos e melhorias em sua infraestrutura, a parte interna sofria com interrupções no fluxo de água”, explicou Gian Scandolara, superintendente da concessionária. De acordo com a direção do Hospital, o consumo de água dobrou no último ano.
Para resolver o problema, durante o mês de abril, a Sombrio Saneamento fez uma nova tubulação interna de 32 milímetros até as caixas d’água do hospital, que também passaram a ter uma melhor interligação. “A obra não constava do contrato com a prefeitura municipal e foi realizada por termos clareza da importância do Hospital para a comunidade”, destacou Gian Scandolara. O Hospital Dom Joaquim, que é filantrópico, já é isento da taxa de água, em consequência de uma lei municipal aprovada durante o período de vigência do contrato da prefeitura com a Sombrio Saneamento.
“A parceria foi de extrema importância e mostrou um comprometimento da concessionária com a saúde do município, pois atendeu prontamente nossa necessidade. Agora, a vazão de água está suprindo a necessidade de abastecimento das nossas caixas d’água”, comemorou Marieli Dassoler, diretora administrativa do Hospital Dom Joaquim.