A Mostra Ciênciação, o maior evento científico do município de Sombrio, iniciou nesta quarta-feira 26, na sede do Instituto Federal Catarinense, Câmpus Sombrio.
A abertura oficial aconteceu às 9 horas e deu início a uma série de atividades científicas e educacionais, como palestras, oficinas e minicursos, além da apresentação de trabalhos realizados por estudantes e servidores da educação básica.
Foram inscritos 54 trabalhos, de diversas escolas da região, que estão sendo apresentados durante toda a mostra, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
A visitação ao evento é gratuita, das 9h às 16h desta quarta e quinta-feira.
“Este evento tem o propósito de trazer luz aos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores da educação básica da cidade e região. Sabemos que muita coisa boa tem sido desenvolvida, então é chegada a hora de fazer com que toda a sociedade conheça estas iniciativas e que possamos premiá-las”, afirma Mirian Rocho, coordenadora de Pesquisa e Extensão do câmpus Sombrio do IFC, instituição promotora do evento.
O primeiro dia de Mostra teve trabalhos nas áreas de leitura, geografia, ciências e matemática, abordando temas como sustentabilidade, através da maquete de uma escola totalmente sustentável; aquecimento global, rimas para os pequenos alunos e tantos outros assuntos que transformam curiosidade e pesquisa em conhecimento.
“Temos o maior orgulho de sediar este evento. Somos uma instituição de ensino técnico e superior, atendendo a toda a região, então esta aproximação e valorização de alunos e servidores da educação básica é parte de nosso papel enquanto instituição de ciência e tecnologia com atuação na cidade. Estamos de portas abertas!”, finaliza Victor Martins de Sousa, diretor-geral do Câmpus Sombrio.
IFC reúne escolas com Ciênciação em Sombrio
