Os números são impactantes. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, em parceria com o o jornal Valor Econômico, a universalização do acesso ao esgoto pode reduzir em até 69,1% a incidência de doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado. Só em 2023, foram mais de 344 mil internações e 11.500 óbitos por essas doenças no Brasil.
Evitar essas doenças e proteger nossas famílias está ao alcance da população de Sombrio, que conta com uma rede disponível e, portanto, com os benefícios do saneamento. A Sombrio Saneamento inclusive incentiva a ligação com condições especiais, para facilitar o acesso e promover saúde, dignidade, bem-estar e qualidade de vida.
A concessionária destaca que quando a rede de esgoto passa em frente a um imóvel, ela já representa um serviço ativo e disponível. Portanto, é um serviço passível de ser cobrado. A lógica é simples: assim como uma vaga de garagem disponível, mesmo que sem uso, exige manutenção, a rede de esgoto — mesmo sem uso individual — gera benefícios coletivos. Entre eles, a redução de doenças causadas por esgoto a céu aberto ou fossas, a valorização dos imóveis, a preservação ambiental e mais saúde para todos.
Além disso, é importante lembrar que o uso de água sem outorga, como em casos de poços artesianos ou ponteiras sem autorização, é crime. Essa prática configura usurpação de patrimônio público, conforme a Lei no 8.176/1991, e está sujeita a penalidades. A água é um bem público. Seu uso deve seguir a legislação para garantir o equilíbrio ambiental e o direito coletivo ao uso sustentável dos recursos hídricos.
SE LIGA NA REDE
Consciente de seu papel social e ambiental, a Sombrio Saneamento tem promovido ações para ampliar o acesso à rede. Por meio da campanha “Se Liga na Rede”, a empresa oferece 50% de desconto na taxa de ligação e parcelamento em até 10 vezes, incentivando os moradores a se conectarem e usufruírem de todos os benefícios da rede pública de esgoto.
“Estar conectado à rede é um gesto de responsabilidade com a própria saúde e com a coletividade. Nosso objetivo é facilitar esse processo e garantir que ninguém fique de fora”, afirma o superintendente da Sombrio Saneamento, Gian Scandolara.
A decisão de se ligar à rede é também uma escolha pela prevenção de problemas de saúde e, em breve, será uma obrigação legal, conforme estabelece o Marco Legal do Saneamento aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidência da República, que define metas de universalização do serviço: até 2033, 99% da população deve estar conectada ao sistema público de água e 90% ao de esgoto.
“O investimento na estrutura foi feito e está à disposição da população. O benefício já está disponível para trazer mais saúde para todos, inclusive proporcionando economia em gastos com tratamentos para doenças causadas pela falta de saneamento e consumo de água não tratada. Conectar-se é cuidar da sua casa, da sua cidade e do seu futuro”, alertou Gian Scandolara.










