Um incêndio de grandes proporções em vegetação mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros Militar na manhã desta quinta-feira (18), em Balneário Gaivota, no bairro Lagoa Cortada, às margens da Estrada Geral. A fumaça densa logo se espalhou por toda a região, podendo ser vista a quilômetros de distância.
A ocorrência foi registrada por volta das 9h30, após acionamento da guarnição pela Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COBOM). O fogo teve início nas proximidades de uma área de plantio de pinheiros e produção de látex e, impulsionado pelos fortes ventos, se alastrou rapidamente para uma extensa área de vegetação nativa e de vegetação alta. As chamas avançaram em direção a uma comunidade local, oferecendo risco a residências.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida foi de aproximadamente 1.657.019 metros quadrados, o equivalente a cerca de 165 hectares. Para conter o incêndio, foram empregadas viaturas de Sombrio, além do caminhão de Araranguá. O combate contou com o uso de linha direta de ataque, batedores, bombas costais, sopradores e a abertura de aceiros.
Os trabalhos tiveram apoio do Corpo de Bombeiros de Passo de Torres, da Defesa Civil de Santa Rosa do Sul e de máquinas da Prefeitura de Balneário Gaivota. Ao todo, cerca de 10 mil litros de água foram utilizados, em uma operação que durou aproximadamente 13 horas até a completa extinção do incêndio e a realização do rescaldo.










