O propilenoglicol utilizado na fabricação de petiscos para cães com suspeita de contaminação seria oriundo de uma empresa sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo investigações da própria pasta. De acordo com tutores de todo o país, já passa de 100 o número de cachorros internados ou mortos após a ingestão dos alimentos.
Conforme o Mapa, o propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que seja adquirido de empresas registradas.
Até o momento, segundo o Ministério, as investigações ainda não determinaram a origem do aditivo.
Análises realizadas pela pasta já detectaram monoetilenoglicol como contaminante de propilenoglicol em lotes de produtos para alimentação animal da Bassar.
A Bassar disse que comprou o propilenoglicol de outra empresa, a Tecno Clean Industrial. A Tecno Clean, que não tem registro no Mapa, também declarou que não fabrica a substância e compra o produto de uma terceira empresa, a A&D Química, que, por sua vez, disse que também é apenas revendedora.
A A&D afirmou que infirmou ao Mapa onde comprou o propilenoglicol, mas o nome da empresa não foi divulgado.
O g1 Minas perguntou ao Mapa se a empresa sem registro é a fabricante do propilenoglicol e em que ponto da cadeia o produto foi contaminado por monoetilenoglicol, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O professor Leonardo Bosco de Lara, especialista em alimentação animal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disse que a responsabilidade não é só do fabricante.
O Mapa já determinou que fabricantes de alimentos e mastigáveis indiquem os lotes de propilenoglicol existentes em seus estoques e seus respectivos fabricantes e importadores e realizem análises em produtos que contenham o propilenoglicol.
Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça notificou a Bassar para que a empresa apresente o recall compulsório dos petiscos caninos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care. Os clientes devem entregar os produtos adquiridos no mesmo local da compra.
G1