Mulher de 33 anos apresentou os sintomas e foi rapidamente diagnosticada e tratada. Doença foi contraída fora do município
Uma mulher de 33 anos foi o primeiro caso de Dengue em Jacinto Machado em 2025. A doença foi confirmada nesta terça-feira, 1º de abril, e a paciente já está se recuperando em casa. Trata-se de um caso alóctone, contraído fora do município.
O primeiro caso de Dengue em Jacinto Machado foi confirmado nesta terça, após o recebimento do resultado de exame realizado pela Saúde do município. O alerta para a possibilidade da doença deu-se após a internação de uma mulher de 33 anos, moradora do município, na semana anterior. “Ela foi internada na terça-feira e na quarta fizemos a coleta do sangue para exames. Já tínhamos um primeiro resultado de um teste rápido, mas a confirmação oficial foi obtida no dia 1º”, explica Juliane Tronbim, secretária municipal de Saúde.
De acordo com profissionais do setor de Epidemiologia, a técnica de enfermagem Cleia Borges Dal Pont e o enfermeiro Renato Bellettini Bristot, a paciente recebeu alta no último sábado e se recupera na casa de familiares, com apresentação de melhora. “Ela recebeu hidratação através de soroterapia e passa por tratamento sintomático, já que a Dengue é uma doença com melhora gradativa”, explicam.
Após registro da suspeita, foi realizada uma vistoria tanto na residência quanto no local de trabalho da paciente, assim como em todo o seu entorno, sem serem encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti, confirmando tratar-se de um caso importado de outro município.
Em 2024, ainda segundo os profissionais, apenas um caso de Dengue foi registrado em Jacinto Machado, também contraído em outro município. “Embora estes casos tenham sido importados de fora, fica o alerta a todos os munícipes para tomarem os devidos cuidados para evitar que a doença atinja mais pessoas em Jacinto Machado”, salientou Juliane.
Nesta sexta, dia 4, uma blitz de conscientização foi realizada com apoio de servidores da Epidemiologia e Agentes Comunitárias de Saúde, levando informação aos moradores do município.