A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá e da DRAS/DEIC, elucidou, em menos de uma hora, uma falsa ocorrência de extorsão mediante sequestro que, inicialmente, estaria acontecendo entre os municípios de Araranguá e Nova Veneza.
De acordo com as informações repassadas às autoridades, um estudante de 29 anos, cursando a 10ª fase de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teria sido sequestrado em Nova Veneza. Supostamente, os criminosos estariam exigindo o pagamento de R$ 40 mil como condição para libertá-lo.
Durante a rápida investigação, no entanto, os policiais civis descobriram que o estudante não estava em Nova Veneza, mas sim em Araranguá. Ele foi localizado dirigindo seu próprio veículo e abordado pelas equipes da Polícia Civil.
Ao ser questionado, o jovem confessou a farsa. Segundo seu relato, ele estava com dívidas em uma plataforma de jogos eletrônicos e resolveu inventar o sequestro para conseguir dinheiro da irmã, que reside em Goiânia (GO). Ela, acreditando na veracidade da situação, chegou a transferir R$ 5 mil para a conta do irmão.
Diante dos fatos, o estudante foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão e encaminhado ao Presídio Regional de Araranguá.
A Polícia Civil reforça que comunicações falsas de crimes são graves e têm consequências legais severas.