Coletas de amostra de sedimentos foram feitas neste sábado, dia 11, em três diferentes pontos do Rio Araranguá, por técnicos da empresa LABB Análises Ambientais, de Blumenau, habilitada via licitação.
O objetivo da ação é obter dados oficiais sobre a situação das águas do Rio Araranguá, que empresta o nome para a cidade e desempenha papel importante nos aspectos histórico, econômico, geográfico e turístico. “Muito se comenta sobre o rio, mas na verdade, carecemos de análises embasadas. Isto é fundamental para que possamos elaborar um diagnóstico e adotar medidas visando fatores como desenvolvimento de projetos e preservação, o que inclui a identificação de eventuais poluentes”, explica o biólogo e diretor operacional da Fama, presidente do Coama, João Rosado.
A iniciativa é fruto da parceria entre Coama e Município de Araranguá, por meio de Samae e Fama. A expectativa é que o resultado da análise seja disponibilizado em até 15 dias.